segunda-feira, 26 de maio de 2008

UnBlack Metal

METAL EXTREMO CRISTÃO - ATÉ ONDE PODE SER IDOLATRIA, RADICALIZMO E DEVOÇÃO?


De 2000 para cá temos acompanhado um crescimento "desordenado" de bandas extremas com membros e temas cristãos no Brasil, especialmente Black Metal. Ao mesmo tempo foi inevitável presenciar o desmoronamento de praticamente 95% delas, segundo um levantamento que fizemos, onde muitas deixaram de existir, outras estagnaram além daquelas que que partem definitivamente para uma direção secular. Muita quantidade, porém pouca qualidade, não no quesito sonoro, mas no comportamento ideológico e devocional. E o que acontece quando "se constrói uma casa na areia"? Simplesmente ela cai deixando seus supostos habitantes expostos ao temporal da vergonha e do ridículo. Queremos aqui comentar sobre a polêmica postura de algumas bandas que carregam ou um dia carregaram o nome de cristão em suas línguas, para que muitos não possam encontrar uma direção errada ou ter dúvidas no momento de se posicionar perante tais situações.


O QUE COSTUMA LEVAR UMA BANDA EXTREMA A ABANDONAR SUA FÉ?


Primeiramente seria a falta de convicção. Por se tratar de um trabalho evangelístico que está muito próximo, ou talvés cara cara com toda liturgia diabólica e suas dimensões espirituais negras mais profundas e diretas, a falta de convicção com o a fé cristã e o Evangelho pode desencadear numa fase de questionamento, conflitos e decisões que o irão levar ao abandono. Outro fator que pode gerar problemas na fé de uma banda ou membro de uma horda cristã é o fascínio pelo vampirismo, ocultismo, prosa gótica e toda uma dimensão e imagem que constrasta com a imagem da Igreja e da família. Tal pessoa se encontra tão fascinada e cega por esses aparatos que as conseqüencias são o isolamento, afastamento, radicalizmo, questionamentos e conseqüentemente o esfriar que irá levá-lo ao monte da decisão e do abandono da fé cristã. Muitas pessoas MAL se convertem, logo já começam um trabalho com banda extrema. E pelo fato de NÃO ter, antes, "construído sua casa na rocha", gastar um tempo em conhecer o Deus de sua salvação, crescer, conhecer a fundo a Bíblia e o propósito de Deus entre outros importantes requisitos, logo tal indivíduo se verá numa condição que precitadamente terá dúvidas se continuará ou não. O preparo e o tempo são importântes para a consolidação de uma nova criatura em Cristo antes de começar qualquer Ministério ou banda, principalmente metal extremo. Particularmente não aprovamos a inclusão de novos convertidos, principalmente se não tiveram acompanhamento e discipulado por alguém maduro. Não aconselhamos barganhas do tipo "venha para a Igreja e caminhe conosco e nós o encaixaremos na formação de nossa horda". Ao desempenhar um Ministério, o membro deverá ter consciência de que estará fazendo tal trabalho por amor a Deus e pelas vidas no mundo, e não por nenhum interesse pois o verdadeiro amor não é egoísta.



O USO DO PENTAGRAMA, BAPHOMET E CRUZ INVERTIDA





Outro grande problema que tem contaminado a mente de membros e grupos cristãos de metal extremo: o uso de símbolos e liturgias comuns no Satanismo como o Pentagrama, Baphomet, a Cruz invertida (segundo a crucificação de Pedro) e camisas de bandas de Black Metal. Alguns usam o pretesto de que é uma maneira de se infiltrar para levar a Luz. Mas o que poderia ser uma "estratégia", torna-se uma postura vista como falta de identidade e personalidade. Além de que pode trazer sentimento de revolta por parte da cena secular por sentirem-se traídos por uma suposta falsa identidade. A convicção da uma fé, seja ela qual for, é bem vinda, até mesmo no Céu (Apocalipse 3:15-16). Não podemos dizer que seja todos os casos, mas em muitos, o uso desta simbologia por um Cristão não passa de uma maneira de driblar a consciência e apreciar o Black Metal "sem culpa". Pura falta de convicção e personalidade que pode gerar frutos confusos e manchas de sangue no véu da uma vida que poderia ser santa e irrepreensível. De maneira nenhuma não aconselhamos tal uso e postura. A Bíblia diz: "Pelos frutos conhecereis a árvore". E por estes frutos, daremos conta um dia a Deus.



OUVIR MÚSICA SECULAR ESPECIALMENTE BLACK METAL


Outro fato muito polêmico: o Cristão ouvir música secular, especialmente Black Metal. Primeiramente vamos considerar o fato da possibilidade de que o Black Metal não tenha letras pagãs e satânicas. Pois bem, nestas condições, o apóstolo Paulo nos ensina que "tudo me é lícito, mas nem tudo convém". Em outras palavras: poderíamos beber? É claro e não é errado. Mas se alguém ao seu lado que teve sérios problemas com alcoolismo, é aconselhável então que não bebamos, para não sermos pedra de tropeço na vida deste alguém. A música secular também se encontra nessas condições. Existem cristãos que são maduros e responsáveis quanto a isto. Ao mesmo tempo, existem aqueles que estão crescendo e que irão atingir a maturidade. A esses, Paulo chama de "débeis na fé". Jesus em uma ocasião chama de "pequeninos". Para estes que não são maduros, a Bíblia nos chama para sermos modelos de crescimento e não pedra de tropeço, pois, como diz a Bíblia: "se fizermos um desses pequeninos tropeçar, é melhor amarrar uma pedra no pescoço e atirar no mar" (Marcos 9:42). Mas como havíamos dito acima de que vamos considerar momentaneamente o fato de tal estilo não ter temas pagãos e satânicos, a verdade é que o Black Metal (e não o metal cristão) tem sua natureza voltada para o mal, temas pagãos e diabólicos, e o cristão precisa se posicionar bem perante tal situação. "Afastai-vos de todo mal" I Pedro 3:11 "Não vos associeis às obras infrutíferas das trevas, antes, porém, reprovai-as" Ef 5:11 "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" I João 2:15 "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" Tiago 4:4 "Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? " Mateus 7:16

Fikem na Paz Extrema de Deus!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

cião fora do metal seus fracos imundos são mais imundo do que black metal o metal jamais morere

Anônimo disse...

cião fora do metal seus fracos imundos são mais imundo do que black metal o metal jamais morere