segunda-feira, 26 de maio de 2008

Apoie o Underground



A pirataria e o download de mp3 NÃO autorizados por bandas feito por sites, programas virtuais e servidores clandestinos (prática criminosa) é um problema que atinge todos os seguimentos musicais.



E a cena cristã em todos os níveis culturais deve ser o lugar de exemplo e honestidade. Veja no texto a seguir, como a pirataria e o download de músicas sem autorização afeta diretamente os músicos: "Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens." II Coríntios 8-21



Não se esqueça , copiar 01 ou 100 cd´s, ou baixando mp3 NÃO AUTORIZADOS pela banda, você deixa de pagar direitos autorais do mesmo jeito, pega sem autorização algo que não lhe pertence, as músicas não são suas, não roube!



De acordo com a Associação Protetora Dos Direitos Intelectuais Fonográficos (APDIF), o crescimento do mercado ilegal de música vem evoluindo de tal forma que, atualmente, 53% dos CDs e 100% das fitas cassete comercializadas no país são piratas. Estima-se que uma, a cada três unidades vendidas, mundialmente, seja ilegal. Uma informação desanimadora à gravadoras e distribuidoras que pagam impostos e principalmente aos artistas de todo país que vivem desta arte.



Mais desanimador ainda é ter conhecimento da existência deste comércio no meio cristão, onde a verdade e a honestidade devem sempre prevalecer. Ao adquirir o CD original de seu artista preferido, o comprador está o incentivando a continuar no meio musical e a se dedicar cada vez mais à esta missão, pois o dinheiro está sendo repassado à gravadora, e os direitos autorais ao compositor e músico.



Dívidas com estúdios, equipamentos de som, instrumentos musicais, estudos, marketing e produção do CD e impostos são pagos com este dinheiro, que é fruto de trabalho honesto. O pirata não gasta nada com os itens mencionados acima, é um verdadeiro sanguessuga, pois age da mesma maneira que um falsificador de quadros ou esculturas.Da mesma maneira sites e provedores clandestinos se promovem a custa de trabalhos honestos e batalhadores distribuíndo músicas sem qualquer autorização prévia do músico ou dá gravadora.



E o que acontece quando você compra um CD falsificado ou faz uso de mp3 não atorizados pelo grupo?




  • Os músicos precisam trabalhar em outro meio, pois a sua arte não é valorizada devidamente.Logo seu artista preferido deverá sumir do mapa.

  • Não trabalhando somente com música, não há tempo para a dedicação necessária, e isto compromete muito a qualidade das composições.

  • Parte do dinheiro arrecadado não é repassado às gravadoras, e estas já não se interessam pelo trabalho do artista, pois não ganham o esperado com ele.

  • Comerciantes e vendedores que tentam trabalhar honestamente vendendo CDs originais não têm um retorno desejável, e isto gera um grande prejuízo.

  • O preço do CD original acaba tendo alta, pois os prejuízos causados pela pirataria são embutidos no preço.



Entendemos também que muitas vezes o preço de um CD original é muito caro, e que não condiz com a realidade econômica das pessoas. O baixo preço dos produtos ilegais, a facilidade de acesso na compra, a falta de consciência sobre a ilegalidade destes produtos e a sofisticação dos esquemas de comercialização e distribuição clandestinos facilitam este comércio.



Porém, é muito importante ressaltar que este tipo de violação ao direito autoral prejudica todo o acervo cultural e o investimento em novos artistas, como já foi dito em parte anteriormente, na medida em que cria um mercado paralelo sem vínculos sociais e econômicos, com aqueles que investem e produzem música.



A música é fruto da inspiração e dedicação do indivíduo, é uma forma de manifestação cultural, assim como o cinema, o teatro, ou a pintura, e deve ser valorizada. Se o preço do CD original não é viável, proteste e não compre, pechinche! Mas não contribua com a pirataria, pois assim a situação só tende a piorar. Reflita !

Nenhum comentário: