terça-feira, 27 de maio de 2008

Biografia da banda Oficina G3


A biografia de uma das melhores bandas de Rock Gospel do Brasil!


O Começo

A banda teve seus primeiros respiros em meados de 1988 onde começou a tocar como um ministério de louvor na Igreja Cristo Salva em São Paulo, mais conhecida como Igreja do Tio Cássio para suprir a necessidade da Igreja de mais músicos e aproveitar os talentos musicais da mesma.


Formação Original

A banda Oficina G3 (incialmente chamada apenas de Grupo #3) tinha, inicialmente, três integrantes: Juninho Afram na guitarra, Wagner García (Maradona) no baixo e Walter Lopes na bateria. Mas eles não se conformaram com pouco, todos tinham gostos musicais parecidos e o mesmo sentir por parte de Deus: evangelizar com o rock. Logo, logo integraram-se a banda Luciano Manga e Túlio Régis, ambos nos vocais. Hoje, da formação original, só resta o guitarrista Juninho Afram.


Primeira Gravação

Em 1990 a banda já lançava sua primeira gravação: um LP "ao vivo" surgindo, oficialmente a banda Oficina G3.


Oficina G3 - O porquê do nome

A sigla G3, causa de grande polêmica, é a abreviatura de Grupo 3 pois na igreja onde eles tocavam havia várias bandas de louvor que se revezavam e eles eram o Grupo 3. Em São Paulo o grupo resolveu entrar em um concurso de música gospel, não possuindo um nome resolveram utilizar a sigla G3. Mais tarde, resolveram mudar de nome e escolheram "Oficina": "Oficina vem da idéia de conserto, porque nós tocamos e cantamos as nossas experiências com um Deus, que pode consertar e restaurar o que está quebrado. E G3 é uma abreviação de Grupo 3, onde tudo começou", explica Juninho Afram.O nome facilita muito a aceitação por parte dos não-evangélicos, como explica Duca Tambasco: "Tem muita gente que vai aos shows sem saber que a banda é gospel. Chegando lá, curte o som, e quando percebe, já está cantando, aceitando Jesus e indo embora salvos. É uma forma de chegar a locais onde o evangelho não chega, afinal um dos nossos objetivos é saquear o inferno".


Saem uns, entram outros

Após algum tempo alguns integrantes da banda tiveram de deixá-la, mesmo já tendo uma segunda gravação, desta vez um CD entitulado Nada é tão novo, Nada é tão velho, como foi o caso do baixista Wagner García entrando dois novos integrantes: Jean Carllos no teclado e Duca Tambasco no baixo, este último já tivera uma participação especial no CD Nada é tão novo, Nada é tão velho.Com os novos integrantes a banda gravou seu segundo CD e, portanto, sua terceira gravação sendo entitulado Indiferença. Em 1998 porém o vocalista Luciano Manga saí do grupo deixando-os sem vocalista. É então que entra o vocalista Pedro Geraldo Mazza, popularmente conhecido como PG para gravar o CD Acústico.


Era PG

Com o vocalista PG veio uma época de muito crescimento e reconhecimento da banda tanto no meio evangélico como no secular até o estouro de seu CD de maior sucesso, entitulado: O Tempo no ano de 2000 seguido do DVD O Tempo (2002) e do segundo grande sucesso da banda, o CD Humanos.A banda parecia estabelecida, mas como os planos de Deus não são os planos dos homens o baterista Walter Lopes deixou a banda com planos de assumir um ministério pastoral aparecendo então o Lúis Fernando (conhecido como Lufe) para ser o novo baterista da banda, mas como um free-lancer e não oficialmente como integrante da banda.Em seguido foi a vez da saída do vocalista PG, cuja saída provocou muito abalo na banda, também dedicando-se a pastor e à carreira solo no mundo da música.


Juninho nos vocais

Saído o PG entra como vocal principal da banda o guitarrista Juninho Afram lançando a última e mais inovadora gravação dos "G3s": Além do que os olhos podem ver. Contrário ao esperado Juninho não deixou nada a desejar na sua voz e muito menos na guitarra arrebentando no solos extremamente rápidos e nos seus virtuosos licks.O último CD da banda também contou com uma participação do vocalista da banda Fruto Sagrado (Marcão).


Hoje em dia

Atualmente estão gravando o seu novo CD, que está só na "surpresa" . Ataulmente a banda é formada por Juninho Afram (Guitarra e vocal), Duca Tambasco (Contra-Baixo) e Jean Carlos (Teclado). A banda conta com a participação também do Lufe(bateria) e do Déio Tambasco(guitarra).


Som pesado e inovação

O Oficina G3 não ficou extremamente conhecido à toa não. A banda não fez por menos e mandou a ver na inovação e no som pesado quebrando o velho tabú de que banda evangélica é aquela que só toca baladas e impulsados pelo lema: "Quem foi que disse que o diabo é o pai do rock? A única coisa de que ele é pai, é da mentira".Eles provaram isso sem dúvida alguma sempre inovando e colocando guitarras distorcidas e ritmos pulsantes em suas músicas.


Reconhecimentos

O grupo já foi reconhecido em várias ocasiões por seu trabalho no meio gospel chegando a ser nominado para o Grammy Latino 2005 na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, mesmo não havendo obtido o mesmo.


Discografia:

2007 - Elektracustica

2006 - Coletânea "As 10 Mais"

2005 - CD "Além do que os Olhos Podem Ver"

2003 - CD "Humanos"

2002 - Coletânea "Platinum"

2002 - Coletânea "The Best of"

2002 - DVD "O tempo"

2000 - CD "O tempo"

1999 - "Acústico Ao Vivo"

1998 - "Acústico" 1996 - "Indiferença"

1993 - "Nada é tão novo, nada é tão velho"

1990 - "Oficina G3 Ao vivo"

Nenhum comentário: