segunda-feira, 26 de maio de 2008

PATERNIDADE DIVIDIDA: QUANDO O DIABO NÃO É O PAI DO ROCK


O rock, mesmo cinquentão – sua aparição data da década de 50 – ainda é vítima de preconceito no mundo inteiro. Os motivos para rejeição foram “evoluindo” com o tempo, mas famílias e segmentos da sociedade ainda não recomendam o estilo para quem descobre a música.


Quando Elvis, conhecido também como Mr. Pelvis utilizou o rock não só como manifestação artística, mas para alguns, como instrumento de sedução, o rock and roll ganhou seu primeiro algoz: a igreja. Afinal de contas, o rebolado chamativo do jovem rapaz do Tennessee, explicitamente ia contra os bons costumes e modos da época.


Em meados da década de 70, o grupo KISS, conhecido também sobre a alcunha de Knight´s In Satan Service – lenda que rondou os meios musicais durante vários anos – foi envolvido em várias polêmicas em cidades americanas. Lá, as igrejas protestantes faziam passeatas em protesto à apresentação da banda nos teatros e ginásios da cidade, alegando que além da banda possuir um suposto pacto com o diabo, fazia sacrifícios de animais no palco.


Estas e outras histórias envolveram personagens do mundo do rock como Jim Morrisson, Jimi Hendrix (tido por vários músicos, como o maior guitarrista de todos os tempos), Janis Joplin, Ozzy Osbourne e sua banda Black Sabbath, Iron Maiden e seu disco "The Number Of The Beast", AC/DC e tantos outros, todos eles acusados de satanistas, sexistas e usuários de drogas, ingredientes absolutamente negativos, sob a perspectiva cristã.


Quase 30 anos após seu surgimento, o rock deu uma pequena rasteira na sociedade eclesiástica: surgem os primeiros representantes de heavy metal cristão nos EUA. A pegada, o punch e a postura de palco são similares, o texto não. Com mensagens positivas, alguns testemunhos e histórias que dão conta de uma mudança de vida, as bandas de rock cristão, também conhecidas como bandas de White Metal (em contraste com o Black Metal, estilo de bandas que são assumidamente contra Deus ou mesmo contra qualquer religião), logo se integraram ao mercado e ganharam o respeito de outras bandas seculares, respeito este não compartilhado pelas igrejas americanas. Logo também surgiram igrejas de caráter protestante, quem também abrigava justamente aqueles que sofriam preconceito por gostarem de rock and roll.


Entre as bandas que se destacaram, podemos citar o Petra que iniciou seus trabalhos em 1972 e abriu portas importantes nos Estados Unidos para a recepção do “novo rock”. A banda durou até 2005, ou seja, 33 anos, numa história marcada por uma carreira com indicações ao Grammy – o prêmio máximo da música americana – e principalmente, regularidade na carreira, tendo lançado 23 discos, todos bem sucedidos em seus lançamentos.


Outra banda que até hoje reúne fãs fanáticos no mundo inteiro chama-se Stryper, em atividade nos dias de hoje e que surgiu em 1983, quase 10 anos após o Petra. O Stryper possuía uma postura mais estereotipada pelo mundo do rock, principalmente heavy metal. Grandes canhões no palco, seus integrantes usavam cabelos longos e esvoaçantes e a postura em shows era próxima a bandas como Twister Sister e Wasp. Mais uma vez o grande diferencial eram as letras, todas de bastante consciência espiritual e, em outras vezes, até social, tratando de assuntos como família, guerra e o governo americano. A banda ficou conhecida no Brasil quando inseriu na trilha sonora da novela "Salvador da Pátria" (1988), a canção “I Believe In You” do disco "In God We Trust", de bastante sucesso na América.


Esses são dois exemplos entre vários de bandas de rock que ganharam espaço no mercado secular. Whitecross, Bride, Mortification, P.O.D, Tourniquet, são alguns nomes de destaque no nicho.


Hoje, o rock cristão é dividido em várias categorias, tal qual acontece com o rock secular. Existem desde bandas com um rock mais pop como o Sixpence None The Richer (conhecida no Brasil pelo sucesso "Kiss Me") ou mesmo outras com uma estética mais agressiva (e o som também) como o Mortification, que lembra bastante a banda de rock brasileira Sepultura.


Aqui no Brasil o movimento já foi mais forte. A igreja evangélica brasileira, que passou a adotar a bateria nos púlpitos em meados da década de 80, ainda tem dificuldades de conciliar a sonzeira das guitarras com as letras de santidade e consagração, maior tema do cancioneiro cristão. Muita coisa já mudou, é verdade, mas o movimento ainda é renegado aos guetos evangélicos. Pipocam festivais por todos os cantos do país, disseminando o estilo, ignorado pelos campos midiáticos. Segundo eles, o objetivo vem sendo cumprindo: a pregação do evangelho.


Há um capítulo especial na história do rock cristão em terras brasileiras. A banda Catedral, sucesso no meio gospel desde o início dos anos 90, recebeu um convite de uma major (Warner) para integrar o seu cast, sendo assim, a primeira banda brasileira a participar de dois mercados, o secular e o cristão. Segundo a própria banda, a experiência foi bem sucedida, embora, não haja uma explicação explícita para o pouco tempo em que permaneceram na gravadora, num total de três anos. A banda passou a ter sua imagem exposta em jornais não só pelo ineditismo na carreira musical de uma banda, como pela polêmica na qual se envolveu após uma suposta e lendária entrevista concedida a um antigo site de música chamada Usina do Som, na qual o vocalista da banda, Kim, teria dito “poucas e boas” sobre o segmento do qual estava se desvinculando naquele momento, o mercado gospel.


Até a igreja católica possui representantes no rock cristão, caso do Eterna. A banda já possui carreira internacional e é conhecida por sua postura politicamente correta, trabalhando em várias campanhas de conscientização, como no caso do Rock no Sangue, que ocorreu em julho do ano passado. O concerto consistia numa parceria com o Instituto Pró Sangue, numa campanha de doação de sangue na qual os principais solidários seriam os metaleiros. Tais posturas ainda parecem ser ignoradas pela própria Igreja e pela maioria dos segmentos da sociedade.


Talvez ainda acreditem na frase de Raul Seixas de que "o Diabo é o pai do Rock".


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