domingo, 10 de agosto de 2008

Mulheres no Metal


Parte 1 - Introdução
Muitos já observaram o quanto as mulheres estão ganhando espaço no cenário do rock, principalmente os vocais. Não faz muito tempo que mulher no vocal, como líder de uma banda era motivo de chacotas no metal, chacotas do tipo "Voz enjoadinha e irritante", e hoje podemos reparar que elas estão tomando conta do "metal world", seja como lider no vocal como a Banda "Seven Angels" ou como backing vocals em bandas como "Slecthvalk", entre outras bandas do cenário. Bandas apostando cada dia mais em vocais do tipo, e resolvemos fazer uma matéria falando sobre, com entrevistas e muito mais.

Parte 2 - Quebra de barreiras e preconceitos

Bom, o que vocês podem observar é a quebra da barreira e do preconceito no qual as mulheres sofriam no cenário rock, principalmente cristão. Além de elas passarem por cima dessa barreira e preconceito ridículos, elas estão conquistando o público com um som de excelente qualidade.Essas bandas, estão traçando um perfil inovador no cenário, fazendo com que elas não sejam uma copia barata de bandas com vocais masculinos, e que essas bandas tenham sua própria cara e estilo. Ex: : Caution, Seven Angels, Evanescence, Boanerges, Eva O etc.Após conversamos com algumas pessoas, principalmente mulheres, observamos que o mercado abriu a porta para elas definitivamente. Talvez fazendo até mesmo com que esse mercado cresça mais ainda com elas.Talvez não seja fácil aceita ainda para muitos, principalmente aqueles mais radicais nesse assunto. Mas felizmente elas são realidade, conquistaram seu espaço, conquistaram seu mercado, e estão disputando com igualdade, assim como sempre deveria ser em todos os setores da vida. Direitos iguais, assim que devemos pensar, assim que devemos agir.

Parte 3 - A Conquista

Já faz um tempo, que as mulheres lutavam pelos seus direitos, onde elas não tinham o direito de voto, e nem direito à igualdade em trabalho e em outros setores. Apesar dessas conquistas, no heavy metal, ainda havia um preconceito no qual faziam bandas com vocais femininos como bandas de segunda linha. E hoje como eu já tinha dito, conquistaram esse espaço, fazendo com que o preconceito se sanasse em nosso cenário.São vocais melódicos como de Débora do Seven Angels, que estão conseguindo a admiração do público jovem, além de belas melodias, e afinação perfeita, trazem em suas músicas palavras de inspiração divina, que toca os corações de seus ouvintes, sendo o ganho perfeito ao público pelo qual admira e gosta de metal melódico. Mas não é só no metal melódico que contém mulheres. Oriundos de Minas Gerais, onde surgiu a banda Caution. Muitos poderiam me dizer, "Meninas rebeldes falando de Jesus", porém é quase isso, apenas que elas não são rebeldes, a não ser com o sistema falido no qual ainda cai nas tentações e no brilho do mundo. As suas músicas são agressivas, fazendo com que a banda ganhe status de mais agressiva e pesada em relação ao cenário nacional com componentes desde bateria até aos vocais femininos.Deborah, banda de Death/Balck oriunda do México, é o maior exemplo do verdadeiro peso mundial em que as mulheres conseguiram... Infelizmente não temos muito que falar dela, porém sabemos que levou centenas de pessoas ao delírio em seus shows no Brasil, fazendo com que já ganhassem status de melhor banda de Death/Black do México.

Parte 4 – Entrevistas

Débora – Vocalista Seven Angels

01- Pra você qual foi o maior preconceito sofrido em relação ser uma mulher no vocal e líder de uma banda?

R: Bem, quando tocamos com outras Bandas, percebemos que as vezes aparecem umas carinhas não muito satisfeitas, mas é uma minoria. Nosso trabalho tem sido muito bem recebido. Mas,eu sinto sim dois GRANDES preconceitos: Um que vem da própria Igreja que acredita que o Rock e todas as linhas que vieram depois dele, são do demônio. Com isso, acabamos perdendo um grande público e deixamos de fazer muitos shows, pois se as Igrejas apoiassem, as Bandas teriam muito mais chances. Eu só fico pensando em uma coisa, se Deus é o Criador da música, como alguém pode achar que Ele daria tudo de mão beijada para o Demônio ? Ou como Ele cederia apenas alguns ritmos para ele? Sabe, eu sou da opinião de que você sabe se a música é do bem ou do mal, pelas letras que ela trás não importa se a banda é cristã ou não.E o segundo preconceito é por sermos White, isso sim, mas é por parte do público. As gravadoras que nos procuraram foram todas seculares, as bandas, as revistas, sites, rádios e zines seculares estão desde a Demo nos dando muito apoio, mas a galera só aparece quando estamos misturados com bandas seculares, se for um show de Bandas White, não dá quase ninguém. Eu lamento muito, pois o cenário White está muito bom, muito mesmo. As Bandas que tem surgido são de muita qualidade, sem falar que as letras só fazem bem e não trazem peso nenhum para a alma. Nos nossos shows o público agita, participa, canta, compra cds e camisetas, pede autógrafo, e pessoalmente eu não tenho nenhuma queixa por estar na frente deste trabalho, pelo contrário, tenho sentido muito respeito e muito carinho da parte dos fãs e da Banda também, nós nos damos muito bem.

02- Você acha que o preconceito está totalmente sanado? Se não. Quais são as barreiras que ainda são necessárias para serem quebradas?

R: Acho que não. Como já falei, são poucos os preconceituosos, mas quando a pessoa é cabeça dura.....você sabe que não é fácil. Nós não temos esse poder de mudar as pessoas, elas tem que querer mudar. É como um viciado, ele tem que querer ser ajudado senão nunca vai ser liberto. Quanto as pessoas que ainda não aceitaram o vocal feminino só posso aconselhá-las a ouvir, ouvir, sentir a música, porque tem muita Banda maravilhosa com vocal feminino, tem muita música linda que somente uma mulher poderá interpretá-la, assim como tem músicas que somente um homem poderá deixá-la perfeita. Veja bem, estou falando de música, não de estilo,ok? Eu vejo que a mídia está fazendo de tudo para que todo preconceito seja quebrado, só não vai mudar quem não quer, aliás, quem não quer está deixando de se atualizar, de abrir a cabeça e de ouvir Bandas e músicas maravilhosas.

03- Qual é a maior emoção, no qual você sente quando o público está em plena empolgação com músicas delirantes da Banda, até mesmo cantando junto?

R: É indescritível !!! Eu fico muito emocionada, tenho que as vezes segurar o choro ( engolir mesmo ), pra continuar a cantar. Sempre acontece nos shows, a galera canta mesmo ! Apesar da Banda ser nova, o Metal sempre esteve na nossa vida, sempre prestigiamos as Bandas de fora e daqui, sempre acompanhamos as noticias e hoje recebemos um presente de Deus que é estarmos mostrando nosso trabalho e realizando um grande sonho, sonho que acredito ter sido colocado por Deus em nossos corações. Agora é só continuarmos a fazer a nossa parte, com muito estudo, muito ensaio, muita dedicação e muito AMOR.

Quero agradecer a vocês do M4C, fãs, ao público que tem nos assistido, a gravadora, zines, revistas, sites, rádios, se não fossem vocês, nós teríamos conseguido sozinhos. Que Deus os abençoe !!!

Brenda e Caution - Baterista Banda Caution

01- Como vocês se sentem ao serem chamadas de Banda mais agressiva do cenário Nacional em relação ao Metal Cristão?

R: Nos sentimos à vontade em fazer um som pesado, tá na veia e parte de uma identidade em comum entre as integrantes da banda. O som agressivo causa impacto e tem uma relação direta com o objetivo da banda: alertar as pessoas sobre a necessidade delas olharem à sua volta e perceberem que não podem viver apenas em seu mundo individualista. Cristo mostrou isso na Terra, Ele doou sua própria vida por amor.

02- Quais são as barreiras ainda a serem quebradas pela banda, em relação ao preconceito de serem uma banda totalmente feminina?

R: Hoje vemos mais vantagens do que barreiras em sermos uma banda totalmente feminina.Estamos conquistando nosso espaço e à medida que as pessoas escutam o som, o respeito aumenta. O fato de a Caution ser uma banda só de mulheres cria uma identidade no meio underground.

03- Podemos ver pegadas fortes, guitarras pesadas e um vocal mais que agressivo, mostrando que no Metal a mulher não é delicada. Nos bastidores, como é a banda?

R: Buscamos fazer um som agressivo, mas sem perder a feminilidade. Por sermos mulheres, colocamos mais sensibilidade em nossas letras. Fora do palco, somos amigas e procuramos sempre ajudar umas as outras. Se uma banda não for unida, as coisas não andam sabe? Rola uma química entre as integrantes que dá certo.

Queríamos uma Entrevista com Um membro de banda masculina, então decidimos entrevista Renatinho guitarrista da Banda Stauros, uma das mais conceituadas bandas nacionais white metal de todos os tempos.

Renatinho - Guitarrista Stauros

R: A mulher vem conquistando cada vez mais o seu espaço em todas as áreas, o que não me impressiona, porque elas estão alcançando por puro merecimento. Não estamos falando de machismo ou feminismo, mas sim de competência.

02- Algumas das maiores Bandas hoje, são compostas pelo menos por uma integrante feminina. Você acha que elas conquistaram o palco de vez?

R: O palco não é reservado para homem ou mulher. Ele é reservado para pessoas que se comprometeram em dar o seu melhor. Se for homem beleza, se for mulher melhor ainda. Ainda mais em bandas como as nossas que falam do amor maravilhoso de Deus. O sexo não importa, o que importa é a capacidade e a dependência de Deus.

03-No fundo, no fundo ainda há um pouco daquele preconceito. O que para você com uma visão masculina, deve se fazer para acabar com essa espécie de preconceito?

R: Acho que o tempo já está fazendo o seu papel na mudança desse preconceito sem sentido. É claro que não podemos nos iludir achando que um dia isso vai acabar totalmente. Não vos deixe enganar não. Os fariseus do tempo de Jesus ainda estão entre nós, e infelizmente, aqui na terra, sempre estarão. Então cabe a nós, Cristãos autênticos, deixar que Deus renove a cada dia as nossas mentes e tire todo e qualquer preconceito que pode trazer prejuízos para as nossas vidas.

Parte 5 - Opiniões

"É belo ouvir a suavidade o peso do vocal feminino em um som da linha heavy, no qual vem conquistando espaços, principalmente em minha casa (rs)."(Daniel Brandão dos Santos - WebMaster Metal4Christ)

“Assim, eh que eu adimiro bastante meninas q optam pelo rock´n´roll, pq pra elas o preconceito eh maior em todas as partes, na familia, sociedade e principalmente dentro da igreja.Espero q apareçam mais pq a gente precisa delas tbm!”(Felipe Equipe M4C – ES)

“Cara, eu acho fantástico! eu curto demais bandas com vocal feminino pq fazem uma diferença saca, faz um certo contraste sem contar que atualmente elas estão arrasando,dando um show de voz! A gente percebe isso no Evanescence e no seven angels por exemplo! Acho que já tava mais do que na hora das mulheres mostrarem que rock não é só coisa de homem! Parabéns pra elas que estão cantando e encantando!”(Fábio Alves – Rio de Janeiro “leitor da M4C)

“Eu acho que o importante é tanto as mulheres quanto as pessoas no geral mostram que tem personalidade e passam a realmente fazer parte daquilo que gostam e não do q esta na moda, então se tem mais mulher no cenário sinal q tem mais mulheres com identidade própria e com mais cérebro”(Helton dos Santos Zeferino – Santos –SP “Leitor da M4C”)

“tipo...eu acho importante afinal o talento pra música não está só nos homens e na minha opinião,Rock e metal não são estilos essencialmente masculinos então,q bom q as coisas estão sendo mudadas não é mesmo?”(Priscila Oliveira – BA)

"Amo vocal feminino, e agora, no momento em que tu me perguntou isso, estou ouvindo Evanescence e logo depois vem programado Fountain of Tears. 2bandas com mulher no vocal. Gosto muito, não entendo o pq do pré-conceito se elas estão aí p. fazerem bonito e bem feito a coisa. Mulher faz as coisas com mais carinho, com mais apego, com mais verdade e fidelidade, e antes que a mídia venha destruir a banda no caso, ela interfere porque já se apaixonou pelo o que faz."(Alexander Júnio Belo Horizonte / MG)

Parte 6 - Final

Nosso objetivo, não foi difamar nenhuma banda, e nem mesmo falar algo prejudicial às bandas femininas e nem as masculinas. Nosso principal objetivo foi mostrar o quanto o lado feminino vem conquistando seu espaço, e fazendo com que muitos se apaixonem pelo seu som, por sua música e letras edificantes. Queremos que as pessoas tenham uma visão mais ampla desse assunto abordado, e que o preconceito seja extinto de uma vez por todas de nosso cenário, para que possamos viver em paz e harmonia uns com os outros. Seja Pop, Punk, Rock, Power, Death, Black, New Metal, etc. Elas vêm conquistando seu espaço, você pode observar, pode ouvir, pode assistir. Porém atenção! Tome cuidado! Tudo isso porque você pode realmente se apaixonar... São mulheres, e nem por isso deixam de ser excelentes “músicos” e grandes artistas da musica Gospel (White Metal) mundial.

Agradecimentos

Agradecemos pelas entrevistas a Banda Seven Angels, em especial à vocalista Debora, no qual cedeu alguns minutos de seu tempo para responder essas questões. E Não podemos deixar de agradecer a Banda Caution e também em especial a Baterista Brenda, no qual deu a maior atenção para podermos realizar essa matéria. Sem esquecer de um dos maiores guitarrista nacional de White Metal, Renatinho no qual deu minutos de atenção para nós também, sendo que a matéria não tinha nada com A Banda STAUROS, e mesmo assim deu minutos de atenção para nós. Agradeço a vocês leitores.

Matéria realizada por Daniel Brandão dos SantosEquipe Metal4Christ - SP.

Nenhum comentário: