sábado, 2 de agosto de 2008

Bob Dylan (Historia e Convesão)

Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan,(Duluth, 24 de maio de 1941) é um cantor e compositor norte-americano.
Nascido no estado de Minessota, neto de imigrantes judeus-russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Mineapolis em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantador folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em New York em 1961.

Conversão
Após seu divórcio em 1977, da esposa Sara Lownes, com quem era casado desde 1965, Dylan viveu uma grande crise pessoal, que refletiu-se em seu trabalho artístico. Depois de uma turnê mundial em 1978, em parte registrada no duplo ao vivo "At Budokan" (gravado no Japão), ele voltou-se para a música gospel, após converter-se ao cristianismo e filiar-se a uma igreja. Foi o período mais controverso e polêmico de sua carreira, principalmente por Dylan afastar-se de seu repertório clássico e investir em canções com temática cristã. Nesta nova fase, surprendeu seus antigos fãs e se apróximou de músicos do segmento cristão, como Larry Norman[1], Chuck Girard[2] e Keith Green, em cujo álbum "So You Wanna Go Back to Egypt" chega a gravar uma participação com sua harmônica.
Mais importante do que isso, motivado por sua nova espiritualidade, Dylan gravou três álbuns: "Slow Train Coming" (1979) considerado o mais inspirado dos três, deu a Dylan um Grammy de melhor vocal masculino, pela canção "Gotta Serve Somebody". O segundo álbum, "Saved" (1980), teve uma recepção menos entusiasmada, embora na opinião de Kurt Loder da Rolling Stone este álbum fosse superior ao primeiro [4]. "Shot of Love" (1981) encerra a fase cristã de Dylan.
A despeito do intolerância das críticas à epoca do seu lançamento, em 2003, o conteúdo das músicas de "Gotta Serve Somebody" foi depurado, revisitado e redimido por nomes como Shirley Caesar, Helen Baylor, Chicago Mass Choir e outros representantes da música afro-americana, em "The Gospel Songs of Bob Dylan", um CD que se desdobrou em indicação para o Grammy e em documentário (2006) sobre esta fase. O jornal International Herald Tribune declarava que a interpretação afro-americana levava a música de Dylan a um outro patamar.
Com "Infidels", de 1983, Dylan afasta-se da fé cristã, volta-se inesperadamente para as suas raízes judaicas.



Veja Ainda.

Are You Ready? (tradução)
Bob Dylan

Você está pronto? Você está pronto?
Você está pronto? Você está pronto?

Você está pronto para encontrar Jesus?
Você está onde deveria estar?
Ele o reconhecerá quando o vir
ou dirá: "Afastem-no de mim"

Você está pronto? Espero que esteja.
Eu estou pronto? Eu estou pronto?
Eu estou pronto? Eu estou pronto?

Estou pronto para dar minha vida pelos irmãos
E assumir minha cruz?
Terei eu me rendido à vontade de Deu
sou eu continuo agindo como o Chefe?

Eu estou pronto, espero estar pronto.

Quando a destruição chegar subitamentee
não houver tempo de dizer um adeus
Você já terá decidido onde quererá estar,
no paraíso ou no inferno?

Você está pronto? Você está pronto?

Você tem alguns negócios inacabados?
Há algo prendendo você lá atrás?
Você está pensando por você mesmo
ou está seguindo ao resto?

Você está pronto, espero que esteja.
Você está pronto?

Você está pronto para o julgamento?
Você está pronto para aquela terrível e veloz espada?
Você está pronto para o Armageddon?
Você está pronto para o dia do Senhor?

Você está pronto, espero que esteja. Fonte


Nenhum comentário: